Parabéns aos EUA!

Hoje os Estados Unidos da América comemoram 233 anos de independência. Nesses 2 séculos de liberdade, o país que se tornou a maior potência global -  em todos os aspectos - proporcionou ao mundo muitos momentos únicos. Abaixo eu cito apenas alguns. Não me atrevo a contabilizar tal contribuição tão majestosa, porém as citadas abaixo não são menos ou mais importante que as demais.




Expansão territorial: Os EUA sentiram a necessidade de expandir seu território para o oeste, simplesmente ignorando a existência de tribos indígenas naquela região, que foram obrigadas a viver em pequenas reservas. Coisa muito pior que a morte para um índio.

Guerra de Secessão
: Revolução ou Guerra civil?


Política do Big Stick
: O grande taco norte americano surrou como bem quis o resto do mundo, enfaticamente o seu quintal, também conhecido como "nosso lombo".


Primeira Guerra Mundial
:
Os pretextos para a entrada dos EUA na guerra foram o afundamento de navios americanos por submarinos alemães e o telegrama "Zimmermann", divulgado pela Inglaterra, pelo qual os alemães teriam convidado o México a entrar em guerra contra os EUA prometendo a devolução dos territórios subtraídos pelos americanos no passado. Há controvérsias.


Segunda Guerra Mundial: Entrada decisiva em um momento decisivo. Firmando-se como a maior potência nuclear-econômica do mundo.

Guerra Hispano-Americana
:
O navio americano U.S.S. Maine, em "visita de cortesia", inexplicavelmente explodiu no porto de Havana, com a morte de 260 marinheiros. Por esse motivo os americanos declararam guerra à Espanha. Os americanos venceram e exigiram dos espanhóis a cessão de Porto Rico, no Caribe, e de Guam e Filipinas no Pacífico, pontes para o comércio americano na Ásia. Os espanhóis entregaram as Filipinas por 20 milhões de dólares. Cuba, embora independente, foi submetida à Emenda Platt, que admitia a intervenção norte-americana em Cuba sem autorização. Um desserviço americano.


A Guerra Fria: Sem comentários.

Guerra da Coréia
: Veja essa animação em flash divulgada pelo portal da G1que explica muito bem a história do(s) conflito(s).
"Conheça a História das duas Coreias"

Guerra do Vietnã
: Abuso de armas químicas e ogivas de toda sorte.


A Guerra do Golfo
:
A ONU condenou a ação do Iraque sobre o Kwait. Os EUA, sob o escudo da ONU, colocou 500 mil homens na Arábia Saudita, temendo um avanço de Sadam na zona petrolífera. Defenderam o petróleo o Kwait. Que bonito!

Guerra do Iraque
: Piada infame



Tomara que algo mude!



Ver também: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_contemporanea/guerras_eua.html

Nenhum comentário: